No próximo sábado, 19 de novembro, começa a campanha de combate à dengue no Brasil. Nesta data não há o que se comemorar, pois é necessário combater o mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir esta e outras doenças.
Combate à dengue é um trabalho permanente, e todos precisam evitar água acumulada em qualquer tipo de recipiente, pois assim o mosquito não pode nascer.
O que é a dengue?
É uma doença febril aguda que é causada por um vírus. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais ou subtropicais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Tipos da doença
Dengue clássica: É a mais leve, muitas vezes é confundida com o sintoma da gripe. Tem início repentino e os sintomas duram de cinco a sete dias. São eles: febre alta, dores na cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.
Dengue hemorrágica: Aparece quando a pessoa infectada apresenta alterações na coagulação sanguínea. O diagnóstico rápido é imprescindível, pois a mesma pode levar à morte.
Síndrome do choque da dengue: Essa síndrome é a mais grave, e se caracteriza por queda de pressão ou ausência de pressão arterial, vinda com inquietação, palidez e perda de consciência.
Prevenir é a melhor forma de combate a doença
Evite o acúmulo de água, descarte pneus velhos nos locais adequados, mantenha garrafas com a boca para baixo, lave constantemente as vasilhas de água dos animais, feche as caixas d'água e cisternas. Pequenas atitudes fazem grandes diferenças.
Consulte abaixo o boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde:
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/29/2016-011-boletim-epi-dcz-se8.pdf
Matéria: 18/11/2016