Nesta segunda-feira, os Servidores do INCRA-Sede, realizaram o XV ato pela Reestruturação Das suas Carreiras E Pelo Fortalecimento Do Incra.
O evento vem sendo realizado em todas as unidades do Incra localizadas nas demais unidades da federação e no Distrito Federal, sempre às segundas-feiras, com o objetivo de mobilizar os servidores em prol das reivindicações protocoladas na Mesa Setorial de negociação do MGI em 30/10/2023.
Os servidores foram informados que a Condsef enviou ofício ao MGI da resposta das assembleias locais sobre a proposta apresentada pelos secretários do Ministério no dia 02 de maio, onde as deliberações foram unânimes no sentido de REJEIÇÃO DA PROPOSTA, em sua integralidade.
No documento foi apresentada uma contraproposta de tabela salarial em que buscou reduzir o impacto orçamentário da proposta original a partir de uma significativa redução dos valores previstos nos primeiros 15 níveis das tabelas remuneratórias, mantendo as diretrizes e critérios constantes da proposta inicial, que são:
• Equiparação total das tabelas das carreiras de Reforma e Desenvolvimento Agrário e de Perito Federal Agrário;
• Valorização da relação Vencimento Básico e GDARA, na proporção de 70/30 entre o VB e a GD em todos os níveis;
• Implementação da proporção de 70% do valor da tabela de Nível Superior para o Nível Intermediário e 70 % do Nível Intermediário para o Nível Auxiliar, dentre outros.
Foi também considerada como positiva a transversalização do Plano de Carreira para órgãos e entidades que atuam afins nas políticas similares, bem como a sugestão do Incra como órgão supervisor da implementação dessa diretriz.
- Ao final do ato, foram deliberadas as seguintes questões:
- Continuidade dos atos às segunda-feira;
- Novo deslocamento de uma comissão ao Gabinete do Presidente do INCRA, solicitando agendamento de uma reunião para tratar do tema – a reunião foi agendada para as 17 horas desta segunda-feira;
- Aprovação de uma carta aberta a ser divulgada aos parlamentares e a outras entidades;
- A implementação, no âmbito do Incra, do “Manual de boas práticas para o servidor do Incra”, elaborado em conjunto com a Cnasi e SindPfa, com o objetivo de garantir um trabalho de alta qualidade e construir uma cultura institucional de respeito e a consequente valorização do Incra.