Brasília, 30 de janeiro de 2024.
A atualidade e a necessidade de realização da Reforma Agrária são uma demanda constantemente cobrada pela sociedade ao Governo, e vem sendo declarada como prioridade pelo Presidente Lula, que tem no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) seu principal executor.
Para tanto, após 6 anos de desestruturação e de redução drástica do orçamento e do quadro de pessoal, o Incra vem retomando a política de reforma agrária, mas os desafios são enormes, tanto para a recomposição orçamentária e estruturação em valores compatíveis com as necessidades, como em recomposição e valorização da sua força de trabalho.
Apesar de contar com um quadro de servidores altamente comprometidos com a execução de suas políticas, estes não tiveram até o momento, a devida prioridade quanto à reestruturação de suas carreiras. Nossas propostas foram entregues em reunião da Mesa Setorial de Negociação MGI no dia 30 de outubro de 2023 e desde então não obtivemos qualquer retorno.
Nesse período outras carreiras tiveram suas negociações priorizadas e seus acordos celebrados, causando ansiedade e indignação nos servidores do INCRA, que há muito tempo aguardam a necessária reestruturação e recomposição salarial de sua carreira, cuja tabela é uma das mais defasadas em comparação com outras autarquias que atuam no meio rural.
A participação de representantes da Assera/BR e do Sindsep/DF na Mesa Local de Negociação Permanente, nos diversos atos promovidos pelas entidades nacionais – Condsef e Fenadsef, nos leva a compreender que sem mobilização não será possível avançar nas nossas conquistas.
A realização da “Primeira Marcha dos Aposentados e Pensionistas”, em 24 de janeiro, onde os servidores do Incra estiveram presentes, demonstraram sua força e disposição para a luta. Parabéns aos que lá estiveram!
A próxima reunião da Mesa Setorial do INCRA será dia 14 de março - quase 6 meses após a primeira reunião! Esse descaso exige uma mobilização ampla, que envolve a realização de atos e a busca de apoio junto a autoridades do Governo, parlamentares e organizações da sociedade civil,
Em seguimento ao ato realizado em 29 de janeiro, convidamos todos os servidores da Sede e da SR28 para um café no dia 05 de fevereiro de 2024, às 10 horas, no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, para debatermos a seguinte pauta:
1- Informes Gerais
2- Análise da Conjuntura política e das Mesas de Negociação
3- Debate e Aprovação do Plano de Lutas e Calendário e Mobilização
4- Outros Encaminhamentos,
Vamos à luta, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
ASSERA/BR