Com a crise econômica enfrentada pelo Brasil e a reforma da Previdência Social, muitos servidores públicos e empregados da iniciativa privada se sentem inseguros quando o assunto é a hora de se aposentar.
Pensando nisso, o primeiro encontro do projeto Café com Prosa tratou a aposentadoria como tema do debate. O diálogo ocorreu de maneira informal, com os servidores do INCRA já aposentados e os que ainda esperam por este momento.
Conversa proporcionou troca de experiências entre os que já passaram por todo o processo de aposentadoria, como a servidora Miriam Ienaga.
“Manter as amizades com os colegas e a convivência é fundamental após a aposentadoria”, ressaltou a aposentada.
A servidora Ibrandina Maria de Fátima, assistente técnica da Divisão de Legislação do INCRA, é responsável pelos trâmites de aposentadoria no órgão e explicou para os presentes que há vários motivos pelos quais o servidor queira se aposentar, mas muitas vezes não o faz por medo ou pela questão financeira da aposentadoria.
Joaquim Rodrigues dos Santos Filho também compartilhou sua experiência. Ainda em atividade, o servidor destacou dois pontos importantes da aposentadoria. “A primeira é o salário, e a outra é: o que vou fazer após me aposentar? É importante se preparar para este momento”, ponderou.
A diretoria da Assera/BR afirma que temas importantes para os servidores continuarão sendo idealizados no Café com Prosa, e todas as sugestões dos participantes serão levantadas e analisadas para o próximo evento.
Filiado, a sua participação fortalece a nossa luta.
Assessoria de Comunicação Social da Assera/BR
ASSERABR.ORG.BR
(61) 3411-7554