A CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL realiza o “II Seminário Nacional sobre a Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável”, como forma de promover debate sobre a questão agrária brasileira, bem como seu impacto nos órgãos responsáveis por sua execução – Incra e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD - antigo MDA) -, o público beneficiário e os servidores destas instituições.


“Titulação, reforma agrária e reestruturação de carreiras do Incra” é o tema do evento que vai ocorrer no dia 9 de março de 2017, no auditório do 11º andar do Edifício Palácio do Desenvolvimento (onde fica localizada a Sede do Incra), em Brasília.

O presidente do Incra, Leonardo Góes, foi convidado a fazer palestra na manhã do evento sobre as ações do Governo Federal para o período 2017/2018 e a Medida Provisória 759/2016, que facilita a titulação em massa de lotes de projetos de assentamento e áreas ocupadas por agricultores de diversos tipos pelo país.

Um outro convidado e que já confirmou presença é o professor-doutor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, que dará palestra sobre a questão agrária brasileira. Umbelino é um dos maiores especialistas mundiais em Geografia Agrária, que é a área na qual concentra sua extensa produção acadêmica. Entre seus livros publicados estão: “A Agricultura Camponesa no Brasil”; “A Geografia das Lutas no Campo”; “Integrar para Não Entregar”; “Amazônia: Monopólio, Expropriação e Conflitos”; “Modo Capitalista de Produção e Agricultura”.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira é professor e doutor em Geografia, e professor Livre-Docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia Humana, da Universidade de São Paulo - USP.

À tarde a palestra será do secretário geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, que falará sobre ações em defesa dos servidores públicos. Todas as palestras são seguidas de debate.

Participação
O evento é de livre participação a todos os servidores do Incra e SEAD. Como forma de viabilizar a participação de representante de todo o país, as CNASI-AN orienta as associações de servidores a realizarem assembleias locais para debaterem os temas relacionados ao evento, deliberarem por posição a ser defendida no Seminário e eleger delegados para representar os associados.

As custas / despesas com o transporte e estadia em Brasília será bancado pelas associações de servidores locais ou parceiros - a exemplos dos sindicatos de servidores.

I Seminário
O primeiro Seminário Nacional sobre a Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável foi realizado pela Cnasi em novembro de 2010, em momento que o Incra, suas políticas e os servidores corriam perigo, pois o governo de então não tinha projeto fechado para o órgão, suas atividades e seus profissionais.

Como resultado do evento de 2010 um documento contendo as reivindicações dos servidores do Incra foi confeccionado e entregue oficialmente à Presidência da República para que tomasse conhecimento e abrisse canal de debate / negociação para desenvolver as políticas realizadas pelo Incra e valorizasse os servidores do órgão.

Fonte: Cnasi-NA

Assessoria de Comunicação Social da Assera/BR
ASSERABR.ORG.BR
(61) 3411-7554